Reino Uólia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rokugan, O Império de Jade

Ir para baixo

Rokugan, O Império de Jade Empty Rokugan, O Império de Jade

Mensagem  Mirumoto Koi Qui 24 Jun - 7:45

Localização Geográfica: Rokugan é um império ao extremo leste, praticamente isolado de todos os outros reinos pela região chamada Areias Ardentes, que circunda toda sua face continental noroeste e metade da Oeste, pela Grande Muralha do Norte, que cerca todo o norte do local, pelas Terras Sombrias que domina todo o Sudeste e metade da região Oeste, e pelo Oceano, que cerca o sudeste e toda a face leste da nação.

História: A história do Império de Jade começa muito tempo atrás, quando o Nada cometeu os três pecados primordiais: Desejo, Arrependimento e Medo. Isso fez surgir o mundo, um casal chamado Onnotangu, o senhor Lua, e Amaterasu, a senhora Sol, e a Escuridão Enganadora, que se escondeu na sombra do senhor Lua. Diversas raças existiam no mundo antes mesmo do primeiro humano existir e Lua perseguia Sol todos os dias. Quando conseguiu alcançá-la, Sol deu à luz dez filhos: Hantei, Akodo, Doji, Shiba, Bayushi, Shinjo, Hida, Togashi, Fu Leng e Ryoshun. Influenciado pela Escuridão, Onnotangu engoliu cada um de seus filhos com um sake envenenado com sonífero que sua esposa lhe dava. Na hora de engolir o décimo, Amaterasu deu uma pedra e escondeu Hantei no mundo.

Após vagar e aprender a lutar, Hantei retornou para enfrentar seu pai. Na luta, Hantei abriu o ventre dele e, de lá, tirou quase todos seus irmãos, menos Ryoshun que já estava morto. Isso fez com que todos os Kami, o nome dado aos filhos de Sol e Lua, caíssem no mundo. Fu Leng caiu longe dos demais, criando uma cratera até Jigoku, um dos infernos, e a maldade verteu e corrompeu-o, bem como toda a terra próxima, dando origem às Terras Sombrias.

Enquanto isso, os outros oito kami fizeram um torneio para definir quem seria o imperador. Hantei venceu e seus irmãos juraram-lhe fidelidade, fundando cada um seu clã, nascendo assim o Império de Rokugan. Um império que, ainda jovem, conheceu a guerra. Fu Leng retornara.

O Kami Negro começou uma onda de ataques, forçando o império a recuar. Perto da batalha decisiva, um monge veio a Hantei dizendo que sabia como vencer Fu Leng. Ambos conversaram longamente e Shiba, impressionado com a sabedoria de Shinsei, o Pequeno Professor, registrou tudo no que seria conhecido como o Tao de Shinsei. Hantei aceitou e deu a Shinsei o que ele queria: Um mortal de cada um dos clãs, os chamados Sete Trovões.

Juntos, em um dia, eles enfrentaram Fu Leng e o aprisionaram em 12 pergaminhos negros que foram trazidos de volta pela única trovão que sobrou em pé: Shosuro. Os pergaminhos ficaram sob tutela do clã do Escorpião e o Império viu-se livre da maior crise de todas.

Desde então o império viveu em constantes escaramuças, clãs menores surgiram, sendo que um deles ascendeu ao posto de Clã Maior, diversas guerras ocorreram e a dinastia dos Hantei foi substituída duas vezes e a atual é a de Iweko I.

Características e Divisão Política: Rokugan apresenta uma vida com um regime de regras sociais pesadas e um sistema de castas muito severo, mas com certa mobilidade. Mais de uma vez um aldeão comum conseguiu ascender a samurai e até mesmo o famoso Ronin Toturi conseguiu ascender a imperador (a segunda dinastia). Rokugan também é muito xenófoba, crendo que os “gaijin” (gringos) estão fora da Ordem Celestial e, por isso, são inferiores até os inferiores em casta, a menos que abracem sua cultura.

A palavra samurai em Rokugan tem um significado muito mais amplo. Derivado do verbo sabura (servir), a palavra se estende a uma série de “tipos” de samurai.

- Bushi: Guerreiro
- Shugenja: Sacerdotes
- Cortesão: Políticos

Ainda, em Rokugan, há monges e ninjas, embora os últimos estejam proibidos por lei imperial. Para os monges, há uma vasta rede de monastérios, cada um com seu estilo peculiar, chamada apenas de Irmandade de Shinsei.
O território rokugani apresenta divisão em clãs e, em seguida, famílias. Cada família possui um território que pertence ao clã e que, por sua vez, pertence ao imperador. Cada clã possui sua cultura, estilo e, no caso de clãs menores, uma função. Segue a lista de clãs e suas famílias:

- Clã Imperial: O clã que atua diretamente com o/a imperador/imperatriz.
- Seppun: A família responsável pela guarda imperial, guarda-costas do Imperador
- Otomo: A família dos burocratas, responsável por política entre clãs. Normalmente jogam um clã contra outro para que nenhum tenha força suficiente para ameaçar o trono
- Miya: Família responsável pelos arautos, que levam a palavra e os decretos imperiais a todo império.

Clãs Maiores: Fundados pelos Kami, são os clãs mais influentes de todo império

- Clã do Caranguejo: Fazendo fronteira com as Terras Sombrias, são o clã que protege Rokugan da ameaça diária que a mácula representa. Fundado pelo Kami Hida.
- Hida: A família primária de bushi, temperamentais e resistentes, formam os bushi mais resistentes de todo império.
- Hiruma: Responsáveis por incursões nas Terras Sombrias em busca de artefatos ou para realizar a função de batedores
- Kuni: A família de shugenja especialistas em destroçar a mácula das terras sombrias, lendários por usarem maquiagem Kabuki de rotina.
- Kaiu: Engenheiros e escolares, são mestres em engenharia, responsáveis por criar a muralha que separa Rokugan das Terras Sombrias.
- Yasuki: Antigamente uma família da Garça, são mestres em comércio, algo não muito bem visto por outros samurai.
- Toritaka: Antigamente o Clã Menor do Falcão, são especialistas em lidar com espíritos quando o assunto é combatê-los

- Clã do Dragão: Um clã misterioso, enclausurado nas montanhas, voltado à busca da iluminação. Fundado pelo Kami Togashi.
- Ordem dos Togashi: Uma ordem fundada pelo próprio Kami, esta é uma ordem peculiar de monges tatuados que tiram seu poder de suas tatuagens.
- Mirumoto: A família de bushi famosos pelo estilo de duas espadas, fundada pelo guarda-costas de Togashi.
- Kitsuki: Uma família que atua tanto na política como em investigação, são notórios pelo método de investigação mais baseado em provas concretas do que em testemunho
- Tamori: Antigamente parte da família Agasha, os Tamori são os arcanos especialistas em poções e herbalismo, bem como os Agasha.

- Clã do Escorpião: Um clã envolvido em segredos, espionagem e chantagem, são notórios como “vilões”, embora sua lealdade ao império seja inquestionável. Fundado pelo Kami Bayushi.
-Bayushi: A família principal do clã, responsável pela política e pela guerra. Seus cortesões e bushi são especialistas em fintas e manobras que abram a guarda de seu oponente.
- Shosuro: Uma família composta de ninjas, sabidamente proibidos, mas que atuam sob disfarce. Sua escola mais famosa é a de atores.
- Soshi: Arcanos especialistas em interrogatório, os Soshi são uma família temida dentro do próprio clã.
- Yogo: Outra família de shugenja, especialistas em cajados, são vítimas de uma maldição ancestral de Fu Leng, onde um dia eles irão trair quem mais amam ou a causa pela qual mais lutam. Quanto mais tentarem evitar o destino, pior será.

- Clã da Fênix: O clã mais envolvido com magia e religião de toda Rokugan, são pacifistas e especialistas em magia. Fundado pelo Kami Shiba.
- Isawa: A principal família, shugenjas de imenso poder e os maiores especialistas numa magia peculiar chamada Magia do Vácuo ou do Vazio.
- Shiba: Devotados pelo voto ancestral de Shiba em proteger a família de Isawa, são guarda-costas de rara capacidade, mestres em interagir com a magia.
- Agasha: Antigamente a família do clã do Dragão, são mestres em herbalismo e poções
- Asako: Políticos e estudiosos acadêmicos, os Asako também albergam a ordem dos monges Henshin, capazes de se aproximar da divindade ao entender alguns mistérios.

- Clã da Garça: O clã mais envolvido com a cultura, mestre em políticas. Seus cortesões e duelistas são algo raro de superar. Fundado pela Kami Doji.
- Doji: A família ligada à política, que mais acumulou favores ao longo dos 1170 anos do império.
- Kakita: Perfeccionistas em tudo, é criadora dos maiores artesões e duelistas que Rokugan conhece.
- Asahina: Pacifistas, estes arcanos evitam lutar a menos que estritamente necessário.
- Daidoji: O braço armado da Garça, mestres em escaramuças menores.

- Clã do Leão: O clã mais militarista, mais devoto da arte da guerra em toda Rokugan. Fundado pelo Kami Akodo.
- Akodo: Mestres generais, estrategistas capazes e guerreiros que lutam em uma união rara de se ver
- Matsu: Matriarcais, essas guerreiras descendem do trovão Matsu, uma jovem capaz de se render a uma fúria guerreira implacável
- Kitsu: Afastados das guerras estão os shugenja do Leão, mestres em magias que lidam com os ancestrais de cada um.
- Ikoma: Políticos e historiadores, são contadores de história extremamente capazes e os únicos autorizados a expor emoções em público sem passar vergonha.

- Clã do Louva-a-Deus: O único clã que não foi fundado por um Kami, mestres em marinha e arqueiria. Fundado por Hida Kaimetsu-Uo quando lhe foi negada a sucessão, ascendendo sob tutela de Yoritomo.
- Yoritomo: Mestres em navegação e em combate com armas pouco usuais, usadas apenas por camponeses
- Tsuruchi: O antigo Clã Menor da Vespa, mestres em artilharia e magistrados muito capazes
- Moshi: O antigo Clã Menor da Centopéia fornece ao Louva-a-Deus shugenja de boa capacidade, adoradoras do sol. É outra família matriarcal
- Kitsune: O antigo Clã Menor da Raposa até há pouco tempo, shugenjas hábeis em lidar com a natureza.

- Clã do Unicórnio: Logo após a vitória sobre Fu Leng, a kami Shinjo levou seu clã para fora de Rokugan, conhecendo as possíveis ameaças ao império e retornou 800 anos depois, trazendo culturas estrangeiras e uma poderosa cavalaria. Fundado pela kami Shinjo.
- Shinjo: Cavaleiros ágeis, os Shinjo são o corpo de batedores das forças armadas do Unicórnio.
- Utaku: Matriarcais ao extremo, estas amazonas são a maior cavalaria do império, capazes de um vínculo raro com suas montarias. Aos homens, resta a infantaria altamente especializada em armas específicas.
- Moto: Antes parte de uma antiga tribo chamada Ujik-hai, os que seguiram Moto se uniram ao clã do Unicórnio, formando o braço principal de guerra.
- Iuchi: Arcanos especializados em misturar a magia tradicional de Rokugan com a estrangeira.
- Ide: Diplomatas do clã do Unicórnio, são a família mais tradicional deste clã.

Clãs Menores: Fundados pelos imperadores como recompensa por grandes coisas, proteção contra clãs maiores ou até mesmo uma forma de punição.

- Clã da Andorinha: Antigamente a família de ronins Tsi, este clã menor forja as maiores armas do império, sendo que, por muito tempo, eram de exclusividade do imperador.

- Clã do Boi: Composto pela família Morito, este clã menor é um clã especialista em defesa e ataque rápido de cavalaria.

- Clã do Corvo: Composto pela família Suzume, é um clã humilde de contadores de história que priorizam o conhecimento.

- Clã da Lebre: Um clã investigativo, curioso, cujo objetivo é expurgar do império os inimigos que usam os segredos como armas. É, também, o único clã menor com duas grandes famílias independentes.
- Usagi: A família principal do clã, os Usagi são o braço investigativo da Lebre.
- Ujina: Mestres da tanto (adaga), são bushi que agem nas sombras, mas não são ninja.

- Clã da Libélula: Nascido de uma relação de amor comovente e de uma história de garra, os Tonbo são shugenja pacifistas, mais especialistas em adivinhação.

- Clã do Macaco: Um clã menor com uma posição bizarra. Apesar de clã menor, os Toku são magistrados e, por isso, são responsáveis pela lei.

- Clã do Morcego:[/b] Composto pela família Komori, os shugenja do Morcego são mestres em transporte e velocidade.

- Clã da Tartaruga:[/b] Um clã de origem eminentemente comercial e naval, fundado após uma guerra com gaijins, responsável por lidar com eles diplomaticamente. Sua família é a Kasuga.

- Clã do Texugo: O clã que, por muitos séculos, vem guardando a tumba de Ryoshun, o kami morto, isolacionistas por natureza devido às energias locais, os Ichiro nunca foram adeptos de atenção. São grandes lutadores de luta corpo-a-corpo.

Ronins

- Ninube: A família Ninube já seguiu a escuridão enganadora, hoje personificada pelo Dragão das Sombras, mas abandonaram seu senhor para agir por conta.

- Yotsu: Esta família de Ronins até hoje age auxiliando os Seppun como parte da guarda da cidade imperial

- Clã da Aranha: Um grupo Ronin criado como fachada das ações de Daigotsu, um dos lordes negros das Terras Sombrias e uma das piores dores de Cabeça que Rokugan conhece. Todos negam relações com as terras sombrias em todas as hipóteses e são uma tentativa de Daigotsu exterminar o império por outros meios que não a falha força bruta que, em mais de 1000 anos, não conseguiu derrubar o império.
- Daigotsu: Aos que juram lealdade diretamente a Daigotsu é dado o direito de usar o nome de família e usar dos dojo da Cidade dos Perdidos
- Chuda: Antigamente o clã da Cobra, corrompido, estes shugenja são devotos de sacrifícios humanos.
- Goju: Os Goju não são propriamente servos de Daigotsu e sim do Dragão das Sombras, que é aliado de Daigotsu. Eles são ninja e algo que o Escorpião mais odeia.
- A Ordem da Aranha: Uma ordem monástica devotada a caminhos pouco usuais de iluminação.

Irmandade de Shinsei: Monges em todo o império possuem basicamente duas origens: Crianças abandonadas em monastérios ou samurai aposentados.

- Ordem de Osano-Wo: Monges marciais, os sohei de Osano-Wo não acreditam que a iluminação e as artes marciais estejam separadas.

- Ordem das Sete Fortunas: Estes monges possuem, como objetivo primário, comungar com as fortunas, embora não deixem o Tao de Shinsei de lado.

- Ordem dos Sete Trovões: Praticamente o inverso da Ordem das Sete Fortunas, são monges errantes bem como Shinsei foi.

- Ordem dos Dez Mil Templos: Monges da cidade Imperial, aqueles que serviram ao Filho dos Céus (O imperador) com distinção são autorizados a aposentar-se neste templo. Apenas os mais equilibrados, capazes de lidar com a intriga política que permeia a cidade imperial são aceitos.

- Ordem dos Guardiões: Devotos ao estudo de como cada um dos Guardiões dos Elementos, pessoas que atingiram a iluminação segundo um descendente de Shinsei chamado Rosoku.

Clima e Vegetação: Rokugan possui um clima de estações bem definidas, com um longo inverno inclemente, onde praticamente as guerras deixam de ser feitas pelos bushi e passam a ser feitas pelos cortesões na corte, uma batalha sem sangue onde uma palavra pode levar milhares a confronto. Quase todo tipo de vegetação existe em Rokugan e os jardins do escorpião possui espécies únicas de plantas que crescem apenas lá, com venenos extremamente mortais. Vários tipos de animais comuns também são encontrados e até mesmo criaturas raras, como os homens-rato Nezumi e os homens-cobra Nagah existem em Rokugan, embora os Nagah vivam na floresta Shinomen, ao extremo oeste de Rokugan e os Nezumi apenas nas Terras Sombrias. Rokugan também conhece toda sorte de desastres naturais, como tsunami, terremotos, inundações, furacões.

Economia e situação Militar: Rokugan é isolada demais em seu mundo para lidar com outros povos, embora os clãs do Louva-a-Deus e da Tartaruga consigam manter um grau de contato e comércio com eles. Em termos militares, Rokugan proibiu a pólvora como uso militar, embora os shugenja façam muito bem o serviço no lugar e possui grandes estrategistas, como Sun Tao, Akodo e etc.(para referência, leiam Sun Tzu).

Mirumoto Koi

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos