Reino Uólia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clãs: Uma lição de vida

Ir para baixo

Clãs: Uma lição de vida Empty Clãs: Uma lição de vida

Mensagem  Lei Keylosh Dom 22 Ago - 22:04

Escrito por Carlos Henrique, player de Lei Keylosh.

Uma das características mais marcantes e famosas da sala de RPG Medieval da UOL e de outras salas que adotam o mesmo esquema são, com certeza, os Clãs. Falarei um pouco sobre eles e de como podemos tirar lições para nossa vida dessa fantástica experiência.


O que são Clãs?

Segundo o Dicionário Michaelis, a definição de Clã é: Tribo constituída de várias famílias subordinadas a um chefe hereditário, entre os antigos gálios, escoceses e irlandeses.

Bem, obviamente essa não é exatamente a definição aplicada no RPG jogado em chat, mas está bem perto disso. Os clãs são formados pelos jogadores com o intuito de criar ambientes de jogos. Os personagens geralmente se unem no jogo por algum motivo, sem necessidade de terem parentesco entre si (embora isso possa ser feito) e os jogadores organizam-se, podendo criar sites ou fóruns para manter as informações e notícias do grupo.

Existem tipos diferentes de clãs com tipos diferentes de personagens e objetivos, assim como modelos diferentes de hierarquia e organização. Criar um clã é uma experiência que exige tanta ou mais imaginação do que criar um personagem de RPG, mas está longe de ser uma tarefa individual, exigindo um esforço comunitário para que um clã exista e funcione.


Quem inventou isso? Quando isso começou?

Até onde se sabe, ninguém tem conhecimento de qual foi o primeiro clã de RPG em chat, nem quando ele foi criado. O RPG em chat existe há muitos anos e a origem dos clãs se perdeu no tempo (isso é uma frase típica de histórias medievais fantásticas, mas é a pura verdade). Entretanto, acredita-se que o termo possa ter sido retirado dos clãs do sistema Vampiro: A Máscara, que foi um dos primeiros, senão O primeiro sistema usado em RPG de chat.


Como se cria um Clã?

Um clã é um grupo de jogo e, como tal, deve contar com participantes, caso contrário, ele não irá existir. A maioria dos clãs começa com 1 ou 2 membros, que geralmente são as pessoas que idealizaram e criaram o clã, e depois mais jogadores participam, expadindo o grupo.

É consenso geral que um clã não pode existir com apenas 1 membro. Um jogador que invente um clã do qual apenas ele faça parte não é um clã por definição. Recomenda-se que, para ser considerado um clã, um grupo tenha que ter no mínimo 3 participantes, independentemente se ele deseja expandir este número ou não.

Regras e conceitos à parte, um clã SEMPRE deve ser criado dentro do jogo. Apesar de ser uma oportunidade de confraternização entre os jogadores, um clã é criado e existe em função do jogo, e apenas dele. Criar um clã fora do jogo e inserir personagens nele que sequer se conhecem no jogo ou que não possuem nenhum motivo para coexistir, é uma prática condenável entre os RPGistas.


Quais são as regras de um Clã?

As regras de um clã são criadas e seguidas pelos próprios membros. Geralmente o líder estipula as regras de conduta e de participação, mas isto não é obrigatório. Geralmente um clã monta uma série de leis e mandamentos que regem a conduta dos membros dentro e fora do jogo e estipulam as transgressões e como elas devem ser julgadas.

Um clã pode ter diferentes tipos de limitações e/ou pré-requisitos de afiliação. Um clã pode, por exemplo, apenas aceitar personagens malignos, ou apenas personagens femininas, ou ainda personagens de um tipo específico de raça ou classe. Estas exigências ajudam o grupo a manter um foco de jogo, pois, imagine você, seria bem difícil realizar jogos em um grupo onde existam personagens bons e malignos ao mesmo tempo, por exemplo.

Existem diferentes tipos de clãs e diferentes estilos de jogo. Os jogadores são livres para escolher os grupos dos quais querem fazer parte, podendo verificar os clãs que mais combinam com eles mesmos, tanto em termos de jogo quanto à afinidade com os jogadores daquele grupo.

Se um jogador não gosta de determinado clã, ele não é obrigado a participar do mesmo. Clãs existem como ambientes de jogos e, portanto, para se divertir. Se as regras ou o estilo de um clã não agradam o jogador, ele deve procurar outro grupo. Vários jogadores não gostam de clãs e preferem jogar abertamente, sem necessidade de afiliar-se à algo ou alguém.


O que se deve fazer para um Clã funcionar?

Ahh, agora começamos a entrar na questão principal.

Clãs são como empresas. É necessário investimento para criá-las, é necessário dedicação para fazê-las crescer, e é necessário inteligência para mantê-las funcionando. Praticamente tudo o que é aconselhável fazer para uma empresa crescer pode ser aplicado para clãs de chat. Irei separar os tópicos em duas frentes: Do ponto de vista do criador do clã e do ponto de vista de um membro do clã.

Para líderes de clã:

1 - Escolher bem seus "funcionários"

Um líder de clã deve escolher bem as pessoas que ele quer chamar para fazer parte de sua empreitada. Embora o foco seja a interação entre os personagens no jogo, o líder deve conhecer também os jogadores, pois participar de um clã é um exercício intra e extra jogo. O líder deve chamar apenas jogadores nos quais ele confia e que ele sabe que irão se dedicar minimamente ao grupo.

Claro, é impossível conhecer todo mundo e um jogador sempre deve estar aberto a interagir com novas pessoas. RPG é um jogo democrático, mas isto não quer dizer que você colocará qualquer um em seu grupo. Um Não bem dado previne muita dor de cabeça no futuro.

2 - Não esnobar

Você não é o Rei do Mundo apenas por ser líder de um clã. Se o seu clã começar a expandir-se, naturalmente vários jogadores irão se interessar em fazer parte dele. Recuse os pedidos, mas seja educado. Mostre ao jogador o motivo pelo qual você não o quer no grupo ou, no mínimo, invente alguma desculpa, mas não é necessário ridicularizar ou ofender os jogadores que se interessaram pelo seu clã.

O mundo dá voltas e no ambiente virtual não é diferente. O jogador que você negou e ridicularizou hoje, pode ser essencial a você no futuro.

3 - Delegar funções

Como dissemos anteriormente, um clã não existe com apenas uma pessoa. Se isso é verdade, ele também não irá se manter se apenas uma pessoa trabalhar. O líder de um clã precisa aprender a delegar funções para seus membros. Ele precisa desafogar suas próprias obrigações e deveres e deixar que os outros "funcionários" resolvam problemas por si mesmos. Se todas as obrigações, problemas, reclamações e outras coisas do clã ficarem para que o líder sozinho resolva, ele irá se sobrecarregar e não conseguirá resolver nada, deixando áreas do grupo defasadas e prejudicando todo o clã.

4 - Confiar em seus membros

Um líder de clã deve confiar em seus membros. Quando ele delega funções a um membro, o líder deve confiar no membro em questão e dar poder a ele para resolver problemas e tomar decisões. O líder sempre terá a palavra final, mas ele deve confiar na capacidade de seus subordinados. Ele deve ouvir as sugestões deles, deve dar tarefas aos membros e criticar os resultados de forma construtiva. O líder deve proporcionar um ambiente aos membros para que eles possam criar e jogar com liberdade. Seguindo as regras do clã, claro, mas, ao mesmo tempo, deixando que os membros saibam que o líder confia neles.

5 - Ser justo

Aqui está um item extremamente difícil para qualquer líder de clã. Um líder não pode favorecer um ou outro membro em detrimento de outros. Ele não pode estabelecer punições baseado na afinidade que tem com os jogadores. Ele não pode prometer coisas aos membros que sabe que não irá cumprir, ou cumprir promessas para certos membros e não cumpri-las para outros.

No fundo, o líder PODE fazer tudo isso, mas estas ações causarão problemas internos que podem levar à "falência" do clã. O líder deve se lembrar que existem seres humanos por trás das telas de computador e, como tais, eles se sentirão injustiçados e não irão querer mais participar de seu clã se perceberem que não estão sendo tratados de forma justa.

6 - Identificar um problema e eliminá-lo rapidamente

A manutenção de um clã é mais importante do que qualquer outro elemento. Um líder deve verificar todos os problemas presentes no grupo e resolvê-los da melhor maneira possível e o mais rápido possível.

Se, por exemplo, um membro do grupo não se dá bem com outro e a convivência entre eles tornou-se impossível, o líder deve mediar a situação e encontrar a melhor solução possível. O líder não deve poupar esforços ou ter receios ao eliminar um problema do grupo, mesmo que, para isso, tenha que expulsar membros, alterar regras ou mudar algo no jogo para que o clã continue existindo.

O líder deve sanar problemas e deficiências no grupo. Se o grupo precisa de um canal de comunicação, o líder deve providenciar sites, fóruns, grupos de MSN e outros canais. Veja que "providenciar" não significa que ele tenha que fazer todas essas coisas sozinho. À exemplo do item 3, ele pode deixar que um membro cuide do fórum, outro dos grupos de MSN, e assim por diante. O líder deve lembrar que o clã é dele e apenas ele tem o poder para resolver os problemas que surgirão ao longo da jornada. E, acreditem, eles surgirão.

7 - Respeitar a disponibilidade de todos

Um clã é como uma empresa, exceto por um detalhe: Os membros não recebem para fazer parte do clã e nem o líder os paga para isso.

O RPG existe para diversão e este é seu único objetivo. Quando os membros unem-se a um clã, eles procuram um ambiente de jogo para se divertirem. Isto não é um emprego e ninguém está ganhando para isso. O líder deve sim exigir de seus membros, mas também deve sempre se lembrar que as pessoas jogam por livre e espontânea vontade. Se um líder começa a exigir muito de seus membros, ele passa de estimulador para simplesmente um pé no saco.

O líder deve manter a unidade do grupo e tirar o máximo proveito de seus membros, mas sempre respeitando a disponibilidade e vontade deles. Cada membro contribui com o que pode e o líder deve aprender a respeitar isso.

8 - Manter-se firme

Há invejosos em todo lugar, principalmente em um chat de RPG. O sucesso do seu clã causará inveja em várias pessoas que tentarão difamar e diminuir seu clã perante os outros jogadores.

Não se deixe levar pelas provocações e difamações. O clã é seu e apenas você sabe o que se passa com ele. Geralmente as pessoas que possuem esse tipo de atitude são justamente as que querem fazer parte de seu clã, mas não podem.

Se esse tipo de ofensa começar a afetar seus membros, mostre a eles que não devem se preocupar com isso. Mostre a eles que se o clã está bem e funcionando, e se as pessoas que fazem parte dele estão se divertindo, então nada mais importa.

9 - Saber perder

Tudo tem um fim. Um clã pode até mesmo existir por muitos anos, mas com certeza ele terá seus altos e baixos. Um clã pode até mesmo acabar de vez e retornar anos depois, mas o fato é que ele acabou um dia. Todo clã está fadado ao fracasso, seja por confusões internas, seja por desinteresse de seus membros ou porque o clã foi derrotado ou destruído em jogo.

Um líder deve saber quando o clã acabou. Não adianta ele tentar reviver algo que está morto. Por outro lado, ele deve saber quando um clã pode ser reerguido ou quando ele pode criar um novo. O fato é que se o líder realmente acreditar em seu próprio clã, a chance do mesmo crescer e durar será muito maior.


Para membros de um clã:

1 - Escolha bem seu clã

Clãs existem e sempre irão existir. Um jogador que não queira ter o trabalho de criar e manter um clã pode optar por escolher um grupo de jogo para afiliar-se. Existem muitos clãs de objetivos e estilos diferentes, e o jogador deve saber escolher bem.

Não faz sentido um jogador escolher um clã que não condiz com o estilo dele e onde ele sabe que não irá conseguir conviver ou aceitar. Se meu personagem é um rato elétrico gordinho e amarelo, não faz sentido eu querer colocá-lo em um clã de criaturas malignas e poderosas. Seja coerente ao escolher o grupo onde você quer jogar.

Outros elementos de afinidade de jogador e clã que devem ser observados podem ser, entre outros: Estilo e gênero de jogo, faixa etária dos jogadores, sistema utilizado, etc.

2 - Aceite a recusa

Por mais que você escolha, no final das contas quem irá decidir se você adentrará o clã ou não será o próprio clã. Se o clã não desejar que você faça parte dele, saiba aceitar isto. Se um clã recusou seu pedido, procure outro, até achar aquele que combina mais com você. Não ofenda ou ridicularize o clã apenas porque ele recusou a sua afiliação, pois, além de fechar as portas com aquele clã e todos os jogadores que fazem parte dele, você ainda será mal visto pelos outros jogadores.

3 - Ajude ou apenas não atrapalhe

Apesar dos clãs existirem para diversão, eles existem primeiramente para que os jogadores possam jogar. Se você adentra um clã com o objetivo de causar confusões internas, ofender os outros jogadores, fazer um jogo que destoa totalmente do estilo do clã ou qualquer outra coisa para atrapalhar o andamento do grupo, então é melhor nem fazer parte de um clã.

Se você assumiu o compromisso de adentrar um grupo, então aja de acordo. Se não quer se dar ao trabalho, então pelo menos não atrapalhe quem está se dedicando ao clã ou quem quer jogar. Procure não criar ou mesmo não se envolver em confusões internas ou discussões com quem sequer pertence ao clã.

4 - Participe e dedique-se

RPG é diversão, mas essa diversão não acontece se não houver o mínimo de trabalho e dedicação.

Se você está em um clã, faça o mínimo para que ele cresça e se mantenha. Dê ideias, participe dos fóruns ou sites do clã, jogue no chat ou em qualquer outro meio que o grupo tiver. Tudo, claro, dentro dos seus limites de disponibilidade, afinal, ninguém precisa abrir mão da própria vida para uma coisa como RPG virtual. Entretanto, se você está em um clã, provavelmente significa que você quer vê-lo bem e funcionando, e para isso a sua participação é essencial.

Tenha sempre em mente que a pessoa liderando o clã não pode fazer tudo sozinha. Ela precisa da ajuda dos membros, e se cada um contribuir com um pouco, a coisa toda funciona.

5 - Saiba reclamar

Nenhum clã é perfeito, e você muito provavelmente verá alguma coisa errada ou injusta no clã ao qual pertence. Você deve expor suas opiniões ao líder e mostrar a ele o que está errado ou faltando no clã na sua opinião. Entretanto, faça isso com cuidado.

Não adianta mandar uma mensagem para o líder do clã xingando-o porque fulano ou sicrano do clã foi mal educado ou fez alguma coisa errada. Uma coisa é você acusar as faltas e os problemas do clã que o líder não consegue ver, outra coisa é você lotar a caixa de mensagens dele com reclamações inúteis ou insignificantes.


Há muitas lições que o ato de participar de um clã nos ensina. Nos ensina a escolher as pessoas em quem confiamos, nos ensina a trabalhar em grupo e a respeitar a capacidade e limites dos outros. Também nos ensina que isso traz muitos problemas, mas esta é apenas uma parte do aprendizado. Criar e participar de um clã de RPG é um exercício democrático e, não se engane, extremamente difícil. Mas é muito recompensador.
Lei Keylosh
Lei Keylosh

Mensagens : 45
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 38
Localização : Nova Terânia

http://medievaluol.wiki.zoho.com/Lei-Keylosh.html

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos