Reino Uólia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GEOGRAFIA e DEFINIÇÃO DE NAÇÕES

2 participantes

Ir para baixo

GEOGRAFIA e DEFINIÇÃO DE NAÇÕES Empty GEOGRAFIA e DEFINIÇÃO DE NAÇÕES

Mensagem  Dønø_da_Wyrm Sex 22 Abr - 19:15

Muito se discute sobre o porque das coisas não darem certo quando tentam mobilizar as pessoas para jogar em um cenário coletivo. Alguns culpam os clãs, outros culpam o individualismo, alguns culpam os famigerados trolls que aparecem na sala... não adianta muito tentar achar culpados. Todos tem sua parcela de culpa quando há insatisfação e está não é exatamente a questão proposta aqui. Mas há solução? Isso sim importa, e acho difícil que a solução venha de uma só pessoa, mas boas idéias podem vir sim.

Há boas idéias em alguns tópicos daqui, boas idéias em conversas esporádicas em outras lugares e com certeza há boas idéias ainda escondidas e que não foram mostradas. Ultimamente estive pensando em uma idéia, que espero que seja boa, mas que para funcionar, exigirá a colaboração de muita gente, PRINCIPALMENTE dos que possuem de algum modo o controle sobre algo importantíssimo em nosso simplório ambiente de jogo. A GEOGRAFIA local.

Então vamos lá... o que é UOLia? Um nome engraçado que o Ryuji deu pro fórum? Um nome simbolico pro suposto continente fictício que usamos como cenário de jogo? Como é este lugar? Onde estão as montanhas, as florestas, os rios, as catacumbas? Como é a geografia do cenário e quais Nações estão presentes? E igualmente importante, qual o tamanho ou as distâncias envolvidas?

Acho que ninguém parou pra pensar nisso. Existem tópicos descritivos com a intenção de mostrar como são os lugares que se tornaram notáveis ao longo dos anos. Tem descrição de En Sabah, de Deskrausser, da Cidadela, de Arana... mas sejamos francos. ONDE ficam estes lugares? Estas descrições são unanimemente aceitas? Se entrarem no site dos JS, verão descrições detalhadas da Cidadela e seu entorno, mas não há uma descrição bem definida do posicionamento deste Protetorado com relação ao resto do continente, o que também poderia não ser adequado, já que se os JS fizerem isso, eles podem acabar criando uma visão unilateral do cenário, onde o cenário complementa a Cidadela e não o contrário, como deve ser. Além disso, não há uma definição geopolítica clara para os JS. A Cidadela é capital de um país? Se não, o que é o território JS geograficamente falando? Há reinos em seu entorno com governo definido?

No site dos IK também existe a descrição de Terânia e localidades vizinhas. É quase um cenário próprio e independente do resto. Problema? Nenhum! Mas... não seria interessante se este cenário "exclusivo" se encaixasse no restante do cenário que todos usam? Deskrausser... todo mundo sabe que existe e sabe que fica no Norte, mas ninguém sabe por exemplo, quanto tempo se gasta para uma caravana a cavalo chegar à fronteira de Deskrausser partindo de Renascer. Aliás... fronteira de Deskrausser COM O QUE? Qual é a Nação que faz divisa com o sul de Deskrausser? Isso também não tem... Na época dos AoA, também havia descrições dos refúgios do clã, descrições bem feitas, mas igualmente unilaterais ou sem definição continental clara o bastante para ser parte de um cenário geral bem organizado.

Temos descrições boas de cada lugar, sabemos mais ou menos onde eles ficam em um suposto continente que ganhou este nome pitoresco de UOLia, mas não sabemos onde COMEÇA e onde TERMINA cada um destes lugares EM RELAÇÃO aos demais, e não sabemos também o que existe ENTRE estas localidades. São reinos livres? São principados? São territórios sem dono esperando alguém descobrir e chamar de Brasil?

Resolver esta questão geográfica pode não resolver alguns problemas de falta de jogos, mas ajuda a contextualizar melhor o lugar onde jogamos e para resolver isto, é necessário que as pessoas que descrevem seus "cantinhos" se reunam para chegar em um acordo mútuo. É uma idéia que só vai dar certo se estas pessoas fizerem esta reunião. Junta o Voltaire que tem material grande sobre as descrições dos JS, o Renon com o material dos IK, incorpora-se Lagus, Renascer, Deskrausser ao norte como deve ser. Há também os lugares "esquecidos", criados por players que nem jogam mais, como Arana, Sayerne, Antonia (nem sei se é isso. lol) e que poderiam ser acrescentados ao cenário e até utilizados após esta formatação. Onde houver conflito de localização, tamanho, etc, resolve-se com cada lado cedendo um pouco para o bem do grupo, e assim temos nosso cenário realmente CONSISTENTE.

Com isso é fácil até mesmo de alguém fazer um mapa, e quando digo "mapa", não precisa ser aquela coisa linda e profissional. Até um esboço no Paint que tenha Nações com suas fronteiras e marcações de rios, montanhas, florestas e desertos já resolve o problema. Acho que falta isso em nosso cenário de jogo. Falta uma visão geral de tudo, com definições claras de onde começa e onde termina cada território, descrições de como funciona a política local de cada país, reino, etc, tamanho e distâncias bem definidas entre estes lugares, suas Capitais, sua geografia (montanhas, rios, florestas, etc), tudo interligado e formando o CONTINENTE. Isto tornaria os jogos mais atrativos a todos, sejam os velhos usuários ou os recém chegados que ficam ciscando jogos avulsos.

Esta é a idéia e só pode ser aplicada com a colaboração de todos os envolvidos, sejam líderes de clãs ou pessoas que tomaram posse de algum pedaço do cenário para ter seu refúgio.

Cool
Dønø_da_Wyrm
Dønø_da_Wyrm

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

GEOGRAFIA e DEFINIÇÃO DE NAÇÕES Empty Visão IK do continente

Mensagem  Imperador Renon Sex 22 Abr - 21:57

Essa é a visão que eu já estou prestes a definir no IK:

GEOGRAFIA e DEFINIÇÃO DE NAÇÕES Visoikmundouolatual


Comentários:
1º =>Aranna, Sayernne, Altônia e semelhantes
Sinceramente... O tempo parado e a influência nula nos jogos atualmente, considero territórios mortos. Estão no mapa apenas para reflexão "São necessários...?" Reflitam.

2º => Território dos JS
Não são oficialmente um reino, na verdade a área é muito bem delimitada dentro das linhas da cidadela. Há o terreno descrito, que é a descrição dos arredores, mas não é explicito como "Terras do JS". Então, para colocar uma "fronteira", utilizamos esses territórios.

3º => Fronteira Deskrausser/Balder
Atravessar um outro reino para chegar até a vila e ataca-la. Prefiro pensar que Renascer, que já é meio isolada mesmo nos jogos, é a localidade mais próxima da fronteira entre os dois reinos. Seria mais lógico.

4º => Um monte de terra livre
... que só deveria se por "Reinos" que, preferencialmente, fossem COLETIVOS. O que isso quer dizer: Que mais de um jogador faça sua "Casa" naquela local! Evita super população do mapa "oficial".


Bom, meus pensamentos.

Legenda do mapa:

Estrela: CAPITAL
Retangulo: Cidade Estado
Oval: Cidade/Vila

Imperador Renon

Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos