Reino Uólia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abordagem geral sobre os estilos de jogos e seus conflitos

Ir para baixo

Abordagem geral sobre os estilos de jogos e seus conflitos Empty Abordagem geral sobre os estilos de jogos e seus conflitos

Mensagem  Lei Keylosh Seg 28 Jun - 1:34

Escrito pelo player do Voltaire JS

Estes problemas, que sempre estiveram presentes nas salas de RPG da UOL, agora terão uma pequena exposição e respectivos comentários, seguidos de algumas sugestões. O objetivo único desta abordagem é tentar contribuir com soluções para os problemas que serão apresentados. Agradecemos desde já pela atenção.

Temos basicamente três estilos de se jogar RPG na UOL, que muitas das vezes não dão certo justamente porque seus sistemas são incompatíveis e não seguem as mesmas regras.

- O primeiro tipo de jogador prende-se totalmente a um determinado tipo de jogo/cenário em questão, e passa então a jogar nas salas de acordo com as regras do seu sistema, esquecendo-se de que na sala não existe um sistema oficial e portanto, ninguém seria obrigado a jogar de acordo com as regras daquele jogo. O problema surge principalmente quando um combate se tem início. O jogador só joga com as regras de seu sistema fatalmente acabará entrando em choque e posteriormente numa possível discussão em OFF, que na larga maioria das vezes apenas acaba aborrecendo ambos os jogadores, ou ainda provocando conseqüências mais sérias como ofensas pessoais e outras coisas do gênero.

- O segundo tipo de jogador é aquele que se prende a um determinado sistema, mas consegue mesclar as regras deste e adaptá-las para poder conseguir interagir e participar de combates com outros jogadores, que seguem a outras regras. Mas o problema deste estilo é quando o referido jogador altera ou distorce constantemente as regras do jogo a seu bel-prazer, sempre com o intuito de ganhar alguma vantagem sobre o seu adversário, por exemplo. Só considera o que está na regra se isto vier a lhe dar algum tipo de vantagem, ou caso contrário simplesmente argumenta que não considerá esta regra ou pior, a ignora por completo, o que também acaba irritando outros jogadores, principalmente se o seu adversário, por exemplo, conhecer o sistema em questão que este jogador se apóia para a sua interpretação e desenvolvimento nos combates.

- O terceiro tipo de jogador é aquele que não está atrelado ou não gosta de ficar preso a um determinado sistema específico ou conhecido. Ele prefere usar a sua imaginação para criar e desenvolver seus próprios personagens. Os motivos que levam muitos jogadores a jogar desse jeito normalmente são muito variáveis. Pode ser porque o jogador em questão não conhece ou não gosta de nenhum tipo de RPG existente ou simplesmente por gosto pessoal. A principal arma de jogadores que jogam deste jeito é o bom-senso, mas num território virtual e sem nenhum tipo de regra específica, esta arma nem sempre funciona, até mesmo porque as visões e considerações do que é bom senso para uns nem sempre são as mesmas para outro e etc. Assim, este estilo de se jogar também não é totalmente seguro, uma vez que pode levar assim como os outros, a eternas discussões em OFF.

Susgestão

Muita coisa foi dita até agora mas nenhuma solução foi apresentada. Como todos perceberam, muitos são os entraves de se jogar pela UOL, mas se seguirmos algumas pequeninas regras, esses problemas citados poderiam ser reduzidos e até eliminados.

O maior problema que a misturada de sistemas de jogos e maneiras de se jogar na UOL produz é com certeza na hora que alguma situação deve ser resolvida na base de uma luta/combate. É exatamente aí que os problemas começam. Ao nosso entender, só existiria uma forma de se resolver a questão: se um jogador que está preso a um determinado sistema vai lutar com outro que não segue nenhum, ambos deveriam buscar num consenso ou meio-termo antes de começar a luta. É possível que mesmo assim saia alguma confusão e se for o caso, o melhor a se fazer é considerar um empate por ambos os lutadores.
Acima de tudo o melhor a fazer é, talvez, tentar um entendimento através do diálago. Mas isto nem sempre funciona. E quando as diferenças são tão gritantes, melhor evitar mesmo jogar com aquele sujeito. É como aquele "amigo" super chato que se tem ou vizinho perturbador: quanto mais distante dele melhor. Não espere que, neste caso, a situação se resolva por si mesma: ao contrário do que se imagina a tendência é que ela se agrave cada vez mais...

Medida de poder

Talvez a grande razão para toda e qualquer confusão seja os "super poderosos" dos chats, onde nada pode contra eles. De fato, não há nada mais irritante para qualquer jogador de RPG do que se deparar a todo instante com deuses, avatares, semideuses, anjos, demônios, entidades, criaturas absurdamente poderosas e etc., perambulando pelas salas. Tais seres parecem se multiplicar de forma e maneira avassaladora nas salas da UOL, e ficam vagando pelo local sem nenhuma razão lógica, para estar ali. Creio que quem tem o costume de jogar não só na UOL mas também "RPG de MESA" francamente NÃO se diverte, se quem estiver mestrando coloca, a todo o momento, seres que foram citados andando e perambulando pelo mundo de jogo, sem nenhum motivo verdadeiramente sério ou razoável. Qual é a graça de alguém lutar contra seres tão poderosos como estes? O que estes seres estão fazendo no mundo dos mortais? O que da o direito a um jogador poder interpretar um ser tão poderoso como os que foram citados e o outro, não? Quais são os critérios que avaliam e legitimam que um determinado jogador pode e o outro não pode jogar com um ser desses? Se todos podem jogar com seres como estes, então qual é a graça de se jogar com outros tipos de personagens, se no final você acabará sendo eliminado, como as formigas do seu quintal? Não é uma questão de ser mais forte ou mais fraco, mas sim de desejar algo mais verossímil (aproximação da realidade) e menos ilógico. Alguns limites devem ser criados e seguidos para que os abusos acima citados sejam evitados. Para uma melhor jogabilidade e entendimento entre todos os jogadores.

Finalizando, acreditamos ser importante estabelecer um certo grau de limite de poder, já que não temos mestres nas salas!!! Do contrário, a desorganização, o descontrole e personagens OPS continuarão a aparecer e a surgir, prejudicando os jogos em questão e aborrecendo àqueles que querem jogar de uma maneira menos exagerada.

Sobre tudo o que dissemos, podemos resumir através de 10 passos apresentados, como abaixo:


Dez rápidos passos para se jogar melhor nos chats de RPG da UOL medieval


1º Tente pensar como seu personagem, faça-o ter "VIDA".

2º Não tente criar personagens impossíveis de se derrotar.

3º Aceite perder e ser derrotado nas batalhas. Querer sempre ganhar a todo custo e nunca aceitar ser derrotado é uma característica clara e autêntica de um OP de carteirinha.

4º Não tente forçar alguém a aceitar o sistema que você joga. Em chats de RPG, é a imaginação e o bom-senso que devem decidir o desenrolar da ação, não sistemas ou regras. Se os jogos ou sistemas que ambos os envolvidos na situação são incompatíveis, converse primeiramente com o outro jogador em off, e tente entrar num acordo com o mesmo.

5º Nunca misture e leve ações ocorridas em ON para o OFF, ou seja, para o lado pessoal. É uma demonstração total de falta de maturidade.

6º Interprete e "entre na pele" do seu personagem. Crie uma verdadeira personalidade, mesmo que virtual.

7º Tente dar maior atenção as pessoas que aparecem nas salas mas não sabem ou desconhecem o RPG. Essas pessoas podem ser futuros bons jogadores. Lembre-se que um dia você também já começou do zero.

8º Faça sempre uma auto-reflexão de suas atitudes e ações, para evitar ser OP.

9º Nunca use poderes sem chance de defesa para o adversário. Isto é uma atitude OP que fatalmente iniciará uma discussão entre os jogadores envolvidos na situação.

10º Acima de tudo, evite ser um OP e ignore àqueles que agirem desse modo, até que os mesmos corrijam o seu erro e o seu modo OP de jogar.
Lei Keylosh
Lei Keylosh

Mensagens : 45
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 38
Localização : Nova Terânia

http://medievaluol.wiki.zoho.com/Lei-Keylosh.html

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos